BELEZA





   
















Dez dicas de beleza para você arrasar no verão

O verão se aproxima e logo, logo, o calor e o sol estarão aquecendo nossas vidas. Roupas de praia, saias, blusas fresquinhas e vestidos voltam a ocupar lugar na frente do seu guarda-roupa. Elaboramos dez dicas para que você arrase no verão e fique de bem com seu corpo e com sua mente:


1º passo

Conscientize-se que você precisa mudar hábitos, praticar exercícios, aprender a comer na quantidade adequada e de forma equilibrada, e que para isso é preciso de tempo. Não deseje eliminar peso com rapidez, apenas para conquistar um corpo em forma para o verão. Busque atitudes que vão levar você a um corpo saudável em todas as estações do ano.

2º passo

Atividade física, não tem como fugir, é preciso sim! E não apenas para gastar calorias, mas por todos os benefícios para a saúde. A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática diária de 30 minutos de exercícios físicos, por isso, mexa-se! Para você que tem os exercícios como rotina, parabéns! Continue assim. Mas para você que não tem este hábito, inclua, nem que seja caminhada. Isso vai trazer muitos benefícios a você, como: disposição, controle da ansiedade, bem-estar, melhora cardiorespiratória, fortalecimento de músculos, ligamentos, flexibilidade, aumento do sistema imune, etc.

3º passo

Programe sua alimentação e veja quais mudanças são necessárias. Faça de 5 a 6 refeições por dia, não fique muitas horas sem comer. O café da manhã, almoço e jantar são imprescindíveis, nestas refeições é importante comer alimentos de vários grupos, por isso, nem pense em comer apenas uma saladinha de folhas no jantar. Nas refeições intermediárias, consuma algo que seja prático, que você possa comer em qualquer lugar, na rua, no escritório, no clube, etc. Exemplo: barra de cereais, torrada, biscoito água e sal, frutas e etc...


4º passo
Tenha em casa alimentos saudáveis com poucas calorias, assim quando bater a fome fora de hora, você vai comer algo que não te prejudique. Evite ter em casa bolachas recheadas, salgadinhos de pacote e outros alimentos muito calóricos que faça você extrapolar as calorias.

5º passo

Verduras, legumes e frutas fazem parte de uma alimentação saudável e devem ser consumidos diariamente. Para aqueles que não gostam, experimentem! Conheça tipos diferentes, você vai encontrar algum tipo que agrade seu paladar. As frutas no verão são uma ótima pedida, fresquinhas, suculentas, leves. Mas preste atenção, as frutas, verduras e legumes devem fazer parte da sua alimentação, mas não substitua uma refeição principal por frutas e saladas.
  
6º passo
Quantidade é o segredo! Diminua a quantidade dos alimentos em geral, mas não fique sem comer, não exclua alimentos, como aqueles ricos em carboidratos, por exemplo. Coma o suficiente para se sentir alimentado.

7º passo
Substitua os refrigerantes e os sucos de saquinhos por suco de fruta natural e água. Apesar do suco de fruta natural fornecer calorias, ele é mais saudável e contém nutrientes que vão fazer bem para sua saúde. Sobre a água, todos devem estar cientes de que é fundamental para manutenção do corpo e isso refletirá em pele, cabelo e unhas bem hidratados. Procure beber no mínimo 2 litros por dia.
 
8º passo
Na hora da compra dos alimentos, veja sempre os rótulos dos alimentos e escolha alimentos saudáveis. Aprenda a analisar o rótulo nutricional.

9º passo
Não é preciso ficar sem comer o que você gosta ou deixar de participar de festas, churrascos ou outros eventos só porque você quer eliminar peso ou manter. É possível sim freqüentar estes lugares, desde que você opte pelo que for mais saudável dentro do possível e não exagere na quantidade. Caso você exagere, não é preciso ficar sem comer no dia seguinte, evite fazer essas compensações. Siga em frente, volte com sua reeducação alimentar e pratique mais exercícios físicos, para assim “gastar” mais calorias.

  10º passo
Comemore a cada atitude mudada, mesmo que seja algo pequeno pelo seu ponto de vista, pode ter certeza que é um passo grande para uma vida saudável. Com força de vontade você estará não só no verão de bem com a vida, mas todos os dias do ano.

Veja a matéria completa na REVISTA PLÁSTICA & ESTÉTICA